
Quando adquirimos nossas amadas plantas, elas estão esbanjando saúde e beleza, mas após algum tempo, algumas perdem o viço, pela ruptura de nutrição que elas sofrem ao deixar os viveiros, onde recebiam estímulos nutricionais frequentes para desenvolverem todo seu potencial ornamental.
Para continuar usufruindo da beleza das plantas quando as adquirimos é importante nos atentarmos aos cuidados que oferecemos a elas, em especial as plantas em vasos que são totalmente dependentes dos nossos cuidados. De um modo geral, elas não se desenvolvem bem quando oferecemos apenas água, pois conforme regamos as plantas, automaticamente “lavamos” o solo, pois boa parte dos nutrientes sai com a água, dai a necessidade de constantemente repormos esses nutrientes.
No mercado existem várias opções de insumos e adubos para uso doméstico. Gosto de indicar os orgânicos, mas cuidado, colocar sobras de alimentos, como borra de café, casca de ovos...pode prejudicar ainda mais suas plantas, pois para decomposição dessas sobras é necessário um componente importante no solo, o nitrogênio. A decomposição leva um tempo e sua planta sofrerá a falta desse nutriente. Utilizar alimentos in natura para adubar as plantas, grosseiramente comparando, seria o mesmo que injetar arroz e feijão em nossa veia. Não dá certo, e isso serve para as plantas também. Para uso de sobras de alimentos é necessário prepara-los antes, com o uso de uma Composteira que também é facilmente encontrado no mercado.
A fertilização com adubos orgânicos oferece ótimos resultados a longo prazo, porém, plantas que foram recentemente transplantadas e/ou estão com sinais de forte stress devem ser tratadas com adubos químicos, pois esses oferecem resultados imediatos.
Cada espécie tem necessidades diferentes. Quando adquirir uma planta, pesquise sobre sua origem e suas preferencias e tente reproduzir ao máximo seu habitat natural. Não se esqueça, plantas são seres vivos e na falta de nutrientes elas perdem seu vigor, adocem e ficam suscetíveis a pragas e doenças. Evite que isso aconteça! Caso não possa fazer isso, contrate um profissional para lhe dar auxilio. As plantas lhe recompensarão com sua beleza!